Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Thraupidae
 Cabanis, 1847
Subfamília: Sporophilinae
 Ridgway, 1901
Espécie: S. cinnamomea

Nome Científico

Sporophila cinnamomea
(Lafresnaye, 1839)

Nome em Inglês

Chestnut Seedeater


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Vulnerável

Fotos Sons

Caboclinho-de-chapéu-cinzento

O Caboclinho-de-chapéu-cinzento é uma ave passeriforme da família Emberizidae. Também conhecido como Caboclinho-goiano e caboclinho-vermelho.

Características

Mede 10cm de comprimento.

Os caboclinhos em geral, na muda de penas, adquirem uma plumagem esmaecida, só voltando ao normal na muda seguinte (anterior ao período reprodutivo), assim como o tiziu (Volatina jacarina). Trata-se do menor pássaro canoro nacional.

As fêmeas dos caboclinhos em geral são pardas e muito semelhantes entre si, dificultando a identificação de cada espécie e possibilitando a mestiçagem. Os jovens apresentam a mesma coloração das fêmeas.

Alimentação

Granívoro.

Reprodução

Procria na Argentina, Uruguai (possivelmente também em São Borja, Rio Grande do Sul) e ao sul do Paraguai. Migra durante o inverno para o norte do Brasil Central até o sul do Pará. Cada ninhada geralmente tem entre 2 e 3 ovos, tendo de 2 a 4 ninhadas por temporada. Os filhotes nascem após 13 dias.

Hábitos

Vive em capinzais, campos limpos e campos alagáveis. A população da espécie encontra-se em declínio pela perda do habitat, situação comum também a outras espécies do gênero.

Distribuição Geográfica

Ocorre no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás. Também ocorre na Argentina, Paraguai e Uruguai.

Referências

Galeria de Fotos